MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA
ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA
SIMPAER
Serviço de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos
RELATÓRIO FINAL
AERONAVE |
Tipo: S-16
MATRÍCULA: FAB 6539 |
Unidade ou Proprietário: 2º/10º GAV |
ACIDENTE |
Data/hora: 17 Jan 79 ás 0755P
Local: Itacajá
Estado:Goiás |
Tipo:
ATERRAGEM FORÇADA
Classificação: G R A V E |
Bufalo
1. HISTÓRICO DO ACIDENTE
A aeronave decolou da Carolina com destino a Florianópolis. Após atingir o nível de cruzeiro
(FL 080), o motor direito começou a falhar com acentuado vazamento de óleo. Os pilotos
embandeiraram a hélice, cortaram o motor e decidiram retornar para Carolina. Como a aeronave
começou a perder altura e não teve condições de manter o nível do vôo, mesmo com potência máxima
do outro motor, a tripulação alijou a carga, os tanques auxiliares de combustível e os pára-quedas.
Estas medidas não evitaram que a aeronave continuasse a perder altura, o que obrigou os pilotos a
decidirem pousar numa pista que sobrevoavam no momento.
Durante a aproximação final para o pouso, o motor esquerdo também começou a apresentar
falhas. Na tentativa de alcançar a pista, o trem de pouso foi baixado muito próximo ao tanque de
aterragem, não havendo o tempo necessário para o total travamento do sistema. A aeronave arrastou-se
em diagonal pela pista, indo parar próximo à sua lateral.
2. ELEMENTOS DE INVESTIGAÇÃO
2.1 Fator Humano
O piloto estava com o Cartão de Saúde válido, não havendo influência dos aspectos fisiológicos
e psicológico no acidente.
2.2 Fator Material e Manutenção
Falha do motor direto, com intenso vazamento de óleo pela parte superior do cilindro n° 9. Nos
exames realizados pela manutenção foi constatada a presença de grande quantidade de limalhas
de aço e alumínio oriundas das partes internas do motor. Constatou-se também que o sistema de
lubrificação estava inoperante, devido à pane da bomba de óleo. Os motores foram
encaminhados ao PAMAER SBMT, para pesquisas. Somente após os resultados das pesquisas
do PAMAER SBMT, poderemos chegar a conclusão se houve contribuição do fator material
ou fator manutenção .
2.3 Fator Operacional
2.3.1 Instrução
O piloto é formado pela Escola de Aeronáutica, desde dezembro 1954, categoria militar.
O 2° piloto é formado pela Academia da Força Aérea, desde dezembro 1974, categoria militar.
2.3.2 Qualificação e Experiência de Vôo para o Tipo de Missão Realizada
Ambos os pilotos possuíam suficiente experiência de vôo para realizar a missão.
(Totais................................................................9.777:40
(Totais com 1P ou IN...................................................6.270:55
(Totais nos últimos 30 dias...............................................44:10
HORAS DE VÔO (Totais nas últimas 24 horas..............................................04:20
DO 1° PILOTO (Neste tipo de aeronave..................................................278:45
(Neste tipo como 1P ou IN................................................186:35
(Neste tipo nos últimos 30 dias...........................................44:10
(Neste tipo nas últimas 24 horas .........................................04:20
(Totais................................................................1.128:30
(Totais com 1P ou IN.....................................................997:40
(Totais nos últimos 30 dias...............................................17:10
HORAS DE VÔO (Totais nas últimas 24 horas..............................................01:10
DO 2° PILOTO (Neste tipo de aeronave..................................................284:20
(Neste tipo como 1P ou IN................................................197:40
(Neste tipo nos últimos 30 dias...........................................17:10
(Neste tipo nas últimas 24 horas .........................................01:10
2.3.3 Meteorologia
As condições meteorológicas adversas encontradas na rota, não permitiram a. opção
de amerissagem no Rio Tocantins.
2.3.4 Infra-estrutura
A pista de Itacajá não é registrada no Ministério da Aeronáutica e não é compatível
com as características do S-16. As condições do piso e a irregularidade do terreno contribuíram
para agravar os danos sofridos pela aeronave.
2.3.5 Navegação
Não influiu.
2.3.6 Comunicação
Não influiu
2.3.7 Peso e Balanceamento
Não influiu
2.3.8 Normas operacionais
Nada a relatar
2.3.9 Contra-Incêndio e Primeiros Socorros
Inexistente e desnecessário
3. ANÁLISE
Nas pesquisas realizadas pela manutenção, foi encontrada uma grande quantidade de limalha de
aço e alumínio, oriundas as partes internas do motor. Há indícios de que a deficiente lubrificação do
motor, devido a pane da bomba de óleo tenha provocado superaquecimento e atrito nas partes internas do
motor, dando origem às limalhas encontradas. Os motores foram encaminhados ao PAMAER SBMT para
estudos mais detalhados.
As más condições de visibilidade não deram opções aos pilotos de tentar um pouso no Rio
Tocantins, obrigando-os a pousar numa pista não homologada para o tipo de aeronave.
Devido à falha do motor esquerdo na aproximação final, os pilotos foram obrigados a retardar o
acionamento do trem de pouso, não tendo havido, assim, tempo suficiente para completar o travamento do
sistema ante do toque.
4. CONCLUSÃO
Fatores que contribuíram para o acidente:
Fator Humano - O SER HUMANO SOB O PONTO DE VISTA BIOLÓGICO
Não contribuiu.
Fator Material/ - AERONAVE E O COMPLEXO DA ENGENHARIA AERONÁUTICA
Manutenção Indeterminado.
Fator Operacional - AÇÕES DO SER HUMANO NO DESEMPENHO DA ATIVIDADE
AERONÁUTICA
Condições meteorológicas adversas.
5. CONSEQUÊNCIAS
Pessoais - Não houve
Materiais - A aeronave sofreu avarias graves.
A terceiros - Não houve.
6. RECOMENDAÇÕES
O PAMAER deverá envidar todos os esforços no sentido de que sejam examinados
Detalhadamente os motores da aeronave, com verificação das partes internas e testes de desempenho,
visando detectar com exatidão os fatores determinantes da falha do motor direito, bem como os que não
permitiram ao motor esquerdo manter a aeronave no nível esperado para vôo monomotor. Este estudo deverá
estender a todos os motores das aeronaves S-16, face a enorme freqüência de falhas graves ocorridas nos
últimos meses.
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Em, 21/Ago/79.(data da finalização do relatório de investigação das causas do acidente ocorrido com
o Búfalo (S-16) – Avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
JOSÉ DE MATTOS SOUZA – Ten Cel Av
Chefe do CENIPA
APROVO:
Maj Brig do Ar – CLOVIS PAVAN
Vice-Chefe do EMAER
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